Três características de Neemias - Artigo
 

Há pessoas que nada fazem e esperam
algum tipo de vitória nas batalhas
da vida.

O triunfo, porém, é dos que lutam, 
dos que confiam em Deus o suficiente
para fazer alguma coisa.

 

 

 

Característica é o traço, atributo ou marca que identifica um objeto, distingue um ser de outro, particulariza um indivíduo. O homem de Deus tem atributos específicos por pertencer ao Senhor.

Neemias, notável articulador e líder político, é um exemplo disso, Ne 6: 1-11. Mesmo estando em cativeiro, na Babilônia, fez o necessário para obter os meios e a permissão para reconstruir Jerusalém, Ne 1: 1-9. Além de soldados e construtores, contou com a ajuda de Esdras, o escriba e líder religioso.

Estudando os elementos que marcaram o caráter desse servo do Senhor, deduziremos preciosas lições para nosso proceder.
 

Neemias não deu ouvidos a vozes estranhas

A voz é necessária para a comunicação e, no dia-a-dia, há diversas vozes que tentam alcançar nossos ouvidos. Vamos destacar três delas.

A voz do homem pode parecer bonita, mas não significa que fale a vontade de Deus. Por isso, temos de tomar cuidado. Há muitas vozes que falam conosco dizendo ser de Deus, mas não são. São vozes humanas que manifestam o desejo do coração humano.

Um exemplo disso ocorreu com Davi. Reinou em Israel, construiu palácios, teve descanso temporário das guerras e desejou construir uma casa para Deus. O profeta Natã disse para fazê-lo de acordo com seu coração, 2Sm 7: 3, mas Deus não o deixou dormir. Ele teve de voltar ao palácio e, agora, falar a Davi as exatas palavras de Deus.

De fato, temos de ter cuidado, pois em muitos momentos, ouvimos vozes de homem e não de Deus.

A voz do diabo é mansa, mas destruidora. Há várias situações, no contexto bíblico, em que pessoas deram ouvido à voz de Satanás e o resultado foi trágico. Satanás falou aos ouvidos de Eva e ela pecou. Tentou Jesus no deserto, mas Cristo o venceu pela Palavra de Deus. Ele sempre fala para destruir, nunca para edificar a vida de alguém.

Temos de estar com os ouvidos ligados no Espírito Santo para discernir entre a voz de Deus e a do inimigo. Tenhamos cuidado, porque o diabo tenta falar aos nossos ouvidos, mas em lugar de dar atenção à sua voz, é necessário repreendê-lo em o nome de Jesus e pela Palavra de Deus. Só assim será possível evitar desastres na vida cristã.

A voz de Deus nem sempre diz o que queremos ouvir, mas habitualmente diz o que precisamos escutar. Basta haver disposição para ouvi-la e, principalmente, colocá-la em prática. Precisamos estar preparados e o discernimento é um pré-requisito fundamental para percebermos que Ele está realmente falando conosco. O Espírito Santo sempre fala aos nossos ouvidos: “Quem têm ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”, Ap 2: 7.

Deus fala de diversas maneiras. Pode ser pela pregação, pela leitura bíblica, pela palavra profética. Ou através de uma criança, da natureza, da experiência de pessoas idosas; enfim, o Senhor fala da forma que julgar necessário. Isso porque Ele conhece cada pessoa: suas características pessoais, seu caráter, sua personalidade, seu temperamento. Quando quer, fala diretamente ao nosso coração. Por isso é importante aprendermos ouvir a voz de Deus, 1Sm 3: 4.

Neemias é um exemplo de alguém que ouviu a voz de Deus, mas não ficou apenas nisso.
 

Neemias confiou em Deus

Confiar implica em depositar toda a sua esperança nas mãos de alguém. Na vida cristã, significa entregar-se totalmente nas mãos de Deus, principalmente naqueles momentos em que imaginamos que temos a solução para um problema.

Nossos planos podem não ser os planos de Deus, nossos caminhos podem não ser os de Deus. Por isso, é que temos de entregar tudo em suas mãos. Só Ele é onisciente, onipotente e onipresente.

Neemias arriscou sua vida. Ele estava convicto de que nada de mal lhe aconteceria porque conhecia o Deus a quem servia. Obstáculos não faltaram, inimigos tentaram destruí-lo, os meios necessários para o cumprimento da missão não eram os melhores, mas ele prosseguiu no seu alvo.

No momento mais complicado, ele orou: “Ó Deus, fortalece as minhas mãos”, Ne 6: 9b. Nesta oração, encontramos uma atitude de confiança em Deus. Sua missão em meio a tantas perseguições não foi fácil, contudo sua fé estava firmada no Senhor dos Exércitos, no Deus Todo-poderoso.

Em nossos dias, não é diferente. O mundo espiritual é o mesmo, estamos em guerra contra o reino das trevas. Veja bem, não contra a carne e o sangue, mas contra Satanás, contra os demônios. Para vencermos essa batalha, temos de realmente depositar nossa fé em Deus, confiar naquele que tudo pode.

Não há outro caminho. Só o Senhor tem poder para agir e fazer com que nosso inimigo bata em retirada. Ele é o Deus da vitória.
 

Neemias não fugiu da batalha

A vida é uma guerra constante e a vitória só pertence àqueles que perseveram até o fim. Não é fácil, mas é necessário. Aqueles que viram as costas para seu inimigo demonstram medo e podem ser alvejados com facilidade, sem nenhuma chance de se desviar das setas lançadas. Por isso, o melhor caminho é sempre enfrentá-los.

Neemias fez isso. Seu exemplo mostra que nós também não podemos fugir da batalha. O soldado que foge da guerra está praticando um ato de covardia. Por que fugirmos, se nossa guerra já está ganha? Por que fugir da batalha se o Senhor Jesus caminha conosco e nos dá vitória? O apóstolo Paulo diz: “Em Cristo somos mais que vencedores”, Rm 8: 37. Não há nada a temer. Basta obedecermos à sua vontade.

Semaías, alegando falsamente que seus inimigos poderiam vir à noite e matá-lo, convidou Neemias para fugir e se esconder no templo, Ne 6: 10-11. Contudo, ele não aceitou tal proposta porque tinha a certeza de que era um homem de Deus e, por isso, não poderia fugir ao seu compromisso. O Senhor lhe daria vitória.

Assim, mesmo ameaçado, concluiu toda a obra de reconstrução de Jerusalém e teve a alegria de ver os judeus retornando do cativeiro babilônico e celebrando a Deus. Esdras, o líder religioso, fez um apelo para o povo voltar-se para Deus, leu a lei do Senhor para todos e eles se reconciliaram com Deus. E uma nova fase se instalou na vida de Israel, porque Neemias ouviu a voz de Deus, confiou nele e não fugiu à batalha.


Conclusão

Pela sua firmeza, a história de Neemias traz grandes lições para o cristão e princípios de liderança para os obreiros da seara do Senhor. Cabe a cada um aprender essas lições. No dia-a-dia, não devemos ouvir vozes estranhas, mas somente a do Senhor. Confiar somente em Deus e não fugir da batalha. Que Deus nos dê essa graça.

........................

Fonte: Jornal Aleluia de abril de 2006.

 
 
 O que você gostaria de fazer?    
 
 

Registrar seu comentário sobre o presente artigo.

Ler outros artigos do autor.

Ler artigos de outros autores.

Ver índice de estudos bíblicos.

Consultar o índice de reflexões no site.

Ver edição do Jornal Aleluia deste mês.

Escolher artigos pelos temas.

Ler mais sobre o mesmo tema.

 

 

 Direitos autorais

Este artigo pode ser reproduzido livremente
para fins pessoais, sendo, porém, vedada sua publicação
sem autorização formal da Editora Aleluia.

 
   Comentários dos leitores

Mantidos
os 20 últimos comentários

De Izabel Rodrigues
Igreja Batista Maranata
São Paulo, SP

Li o artigo e ele falou muito ao meu coração. Estava precisando de ler e aprender a ouvir só a voz de Deus. Que o Senhor continue a iluminar com o seu Espírito Santo.
 

De Thiago de Azevedo de Andrade
Igreja Ministério Restituição
Angra dos Reis, RJ

Gostei muito deste artigo, palavras de pura sabedoria. Que Deus continue abençoando a sua vida.

De Janiele Cordeiro
Igreja Presbiteriana Renovada
Ubajara - CE

Li o seu artigo e me edifiquei. Agradeço a Deus pela vida do autor, o Pr. João Batista. Que o Senhor o abençoe ricamente!!
 

De Isaías da Silva
Igreja O Brasil para Cristo
Cotia - SP

Estou feliz por poder mais uma vez receber uma palavra como esta. Foi muito abençoadora para minha vida. Que Deus possa abençoar a você, pastor, com toda sorte de bênção
 

De Katia Lima
Igreja Assembleia de Deus Aliança
Everett, MA, USA
 

Quero agradecer pelo artigo, pois orei ao Senhor sobre uma determinada situação que estou passando e Ele, por diversas vezes, me trouxe a palavra de Neemias. Precisava saber mais detalhes sobre a vida de Neemias para poder entender o que Deus estava me respondendo. E esse artigo falou profundamente ao meu coração. Obrigada pelo artigo.
 

De Thais Ostenberg
Igreja Assembleia de Deus
Campo Grande, MS

Estou começando a dar aulas na EBD. O texto foi muito útil e esclarecedor. Gostaria de agradecer pela disposição em querer compartilhar seus conhecimentos. Deus o abençoe grandemente.
 

De André de Souza Ribeiro
Comunidade Evangélica da Aliança
Taguatinga, DF

Bastante edificante o estudo. Neemias nos mostra o quanto a fé no Senhor é determinante para alcançarmos a vitória. Disposição pra servir, discernimento, coragem e esforço são necessários pra nós atualmente. Que o Senhor nos capacite para obras tão grandes, como o fez a Neemias.
 

De Helson Pinto de Araujo
Igreja Assembleia de Deus
Santo Antônio de Pádua, RJ


Muito boa mensagem: confiança, coragem, determinação, fé, convicção, etc; para todos aqueles que, na atualidade, se dedicam inteiramente à obra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


De Eliana Estrela
Igreja Batista Missionária Charisma
Salvador

Gostei do artigo. Tenho estudado este livro, e o Espírito Santo tem-me mostrado o quanto este homem confiou no Senhor. Embora fosse um copeiro e não entender nada de construção, atendeu ao chamado do Senhor e confiou em sua palavra que diz: "Tudo posso naquele que me fortalece", Fil 4:13. Ele foi forte, sobreviveu a todos os opositores externos e declarados e os internos. Com isso, quero deixar essa mensagem, que verdadeiramente podemos tudo em Cristo Jesus, porque só ELE nos fortalece...
 

De Francisco Cunha Telino
Igreja Assembleia de Deus
Curitiba, PR
 

Muito importante o conteúdo deste estudo. É um exemplo deixado por Neemias para todos os cristão.
 

De Lilia Barcelos Nobre
Igreja Assembleia de Deus
Rio de Janeiro, RJ

Adorei este estudo, pois, como tantas pessoas, estou vivendo um momento muito difícil, de guerra espiritual. Por várias vezes pensei em desistir. Nesta manhã, acordei vendo tudo desabar sobre minha cabeça. Mas, no momento em que comecei a ler este estudo, comecei a me sentir bem melhor. Que Deus vos abençoe.
 

Do evangelista João Machado
Igreja Pentecostal Pérola de Cristo
Jundiaí, SP

Maravilha esse comentário! Hoje, como professor da EBD, estudamos a respeito disso mesmo com os líderes de nosso ministério, alertando-os para que não deem ouvidos aos sambalates e tobias que vivem por aí.
 

De James Ferreira da Silva
Igreja Assembleia de Deus Belém
Ji-Paraná, RO

Gostei muito do estudo. É uma super lição para nós obreiros da casa do Senhor.
 

De Silvânia Felisberto
Igreja Ass. de Deus Cristã
Vitória, ES

Muito bom o estudo. Falou muito ao meu coração. Continue nas bênçãos do Senhor!
 

De Antonio Natalino Sanches
Igreja Assembleia de Deus
Votuporanga, SP

Amei o estudo em apreço e aprendi muito. Realmente temos muitos líderes nas igrejas, mas infelizmente nem todos têm liderança. Estão no cargo, mas não lideram. Entretanto, há os líderes natos. Esses, quando falam, os integrantes do grupo olham para ele, escutam e atendem sua orientação.


De Daniel Coelho Brito
Igreja Assembleia de Deus Ministério da Serra
Serra, ES

Gostei muito do estudo. Esses três pontos que irmão abordou vou usar na minha vida. Que Deus continue te usando.
 

Do Pr. Francisco Márcio da Silva
Igreja Assembleia de Deus Ortodoxa
Sobral, CE

Esta mensagem edificou mais a minha fé.

Do Pr. Torres
Igr. Evangélica Quadrangular
Corinto, MG

Esse artigo faz com que nos levantemos com força e coragem, para cumprir nossos objetivos e nos lembra que, quando temos convicção do propósito que Deus nos confiou, podemos ir e realizar a obra, pois Ele já tomou as providências do que vamos precisar.
 

Do Pr. Luiz Felipe Rezende
Igr. Assembleia de Deus
Paracambi, RJ

De ótima qualidade o seu estudo. Que o Senhor Deus continue lhe abençoando e dando cada vez mais unção e inspiração para registrar palavras como estas.
 

De Altemir Carvalho
Igr. do Evangelho Quadrangular
Ananindeua, PA

O texto aqui analisado é de suma importância na vida do verdadeiro cristão, pois nos mostra que devemos ter coragem, atitude e amor na obra de Deus.
 

De Glaudizia Ribeiro
Igr. Batista Areal da Floresta
Porto Velho, RO

Agradeço a Deus pela vida de seu servo, o Pr. João Batista, que escreveu esse artigo tão maravilhoso que veio ao encontro de minha necessidade nesse momento. Esse artigo foi de muita edificação para minha vida. Obrigada
 

De Cacilda Santos
Ministério Semear de Amaralina
Salvador, BA

Gostei muito do estudo sobre Neemias. É muito importante,que fiquemos firmes na presença de nosso Deus, diante das lutas e provações. Sabemos que a nossa vitória já foi outorgada na cruz. Temos de nos humilhar em arrependimento como Neemias fez, porque o Espírito de Deus nos
renova a cada dia.
 

De Sidnei Leite
Igr. Assembleia Ágape
São Bernardo do Campo, SP

Gostei muito do seu artigo. Realmente devemos ficar atentos para ouvirmos a voz de Deus, e sempre negar a voz de Satanás ou as ilusões produzidas por ele que tentam afastar o cristão do caminho do Senhor.
Êxodo 34:29, Deut. 5: 24 e 27; Jó 33: 14.
 

De Eude José Almeida de Oliveira
Igr. Presbiteriana do Janga
Paulista, PE


Gostei muito do estudo, pois estava procurando algo sobre perseverança e encontrei, passando a enxergar de um modo mais profundo a vitória de Neemias por causa de sua perseverança. Hoje nossa igreja encontra-se necessitada de uma união maior em suas sociedades internas para que possa ser mais atuante nas evangelizações. Fico grato a Deus por haver pessoas com o interesse de repassar esses estudos, assim ajudando outros a reaver a alegria que servir a Cristo Jesus de todo coração, de alma e espírito, sendo assim por inteiro. Fique na santa paz e que Deus continue iluminando-o. Que Deus o abençoe grandemente.
 

Da missionária Zilanda da Silva Oliveira dos Santos
Igr. Assembléia de Deus de Costa Barros
Coelho Neto, RJ

Gostei muito desse artigo. Foi de Deus. Achei uma grande ajuda para pregação. Deus vos abençoe.
 

Do Pr. José dos Santos
IPR de Peixoto de Azevedo, MT

Como apreciador da história de Neemias, fui motivado a ler seu artigo. Pelo proposto, três características muito bem esplanadas! Mas vejo uma resoluta atitude em Neemias, do começo ao fim de sua tarefa, fato que às vezes está nos faltando, nos dias de hoje. Quantos de nós suportaria o assédio que Neemias suportou? Conheço muita gente que, em bem pouco tempo, mudou não apenas o discurso, mas de atitudes e de convicções!...

 

Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil - Fones (44) 3262-8332 ou 3262-9438 - Cx. Postal 504 - 87001-970 - Maringá, PR - Brasil.