Artigos
por títulos
A  B C D
E  F G H
I  J K L
M N O P
Q R S T
U V W X
   Y Z  
 
Fotos
de pastores
A  B C D
E  F G H
I  J K L
M N O P
Q R S T
U V W X
   Y Z  

 


           

 Inicial
 do site

 Novidades
 no site
   

 


Comentários

“Porém o Senhor disse a Samuel:
Não atentes para a sua aparência,
nem para a altura da sua estatura,
porque o tenho rejeitado; porque o Senhor
não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”
,  
1Sm 16: 7.

 
 

Samuel, um dos mais respeitados líderes da história do povo de Israel, recebeu um comando especifico de Deus: ungir um rei para Israel que substituísse a Saul. Com este propósito foi a Belém, à casa de Jessé, para, dentre os seus filhos, consagrar um novo rei a Israel.

Na casa de Jessé, ao colocar os olhos em Eliabe, ficou impressionado com sua aparência e seu porte físico e logo pensou: “Certamente está diante de mim o rei de Israel”, 1Sm 16: 6. Naquele exato momento Deus lhe advertiu: “O Senhor não vê como vê o homem”.

Séculos se passaram desde a experiência vivida pelo profeta Samuel em Belém de Judá. No entanto, esta mesma verdade continua ecoando nos dias de hoje: Deus não vê como vê o homem.

Por desejar ungir um rei a Israel, vendo apenas com seus olhos humanos, Samuel foi advertido. Apesar das melhores intenções, o olhar humano é sempre superficial, aparente ou imediatista. A forma como Deus vê é diferente da visão humana. A visão de Deus é muito mais abrangente. Podemos afirmar que:
 

 A visão de Deus é sempre otimista

Isto significa que Deus vê sempre o que há de melhor e sempre de forma positiva. Muitas pessoas, e mesmo entre os cristãos nascidos de novo, se sentem incapacitadas, intimidadas, não conseguem ser felizes e vencedoras. Quais seriam as razões?

- Uma das razões é o fato de termos uma visão errada de nós mesmos: temos a facilidade de ver nossos defeitos, falhas e fracassos, que se AGIGANTAM dentro de nós e nos intimidam, roubando-nos as oportunidades de uma vida harmoniosa, feliz e vitoriosa.

- Outra razão é o fato de termos uma visão errada dos outros. Como veríamos Gideão estremecido de medo dos midianitas? Um covarde? Um moleirão? Alguém sem honra e credibilidade? No entanto, Deus viu nele um homem valente, Jz 6: 12.

Como olharíamos o Moisés desterrado, fracassado, sem perspectiva alguma de futuro, habitando de favores na casa de seu sogro Jetro? Deus contemplou naquele homem atrás do rebanho do sogro, o grande libertador para Seu povo Israel.

A verdade é que nem Gideão, nem mesmo Moisés se achavam capazes de tais façanhas. Eram tímidos, pois tinham uma visão distorcida de si mesmos.

Em fatos como esses, encontramos a grande diferença entre o homem e Deus. O homem vê a fraqueza; Deus vê a potencialidade. Deus chama os tímidos, os rejeitados, os esquecidos e os faz valentes e vencedores.


 
A visão de Deus vai além das aparências

Vamos considerar o que os homens costumam ver e a valorizar: os dons, a beleza exterior, o nível social, a cultura, a formação familiar, a capacidade intelectual, os dotes físicos e uma porção de outros elementos que têm seu valor, mas aos olhos de Deus são superficiais.

Ficamos presos às aparências, vemos apenas o rótulo e não o conteúdo. Lembra-se de Samuel? Valorizamos demais o que é superficial e visível apenas aos olhos. Deus vê as motivações do coração.

Por esta razão somos facilmente enganados. Valorizamos e desvalorizamos, acreditamos e deixamos de acreditar, julgamos e somos julgados somente pelas aparências. E, como diz o ditado popular: as aparências enganam. Por isto é rejeitado o pequeno, o fraco, o pobre, o sem estudos, o que não é belo e assim tais pessoas são intimidadas e chegam a ser condenadas a uma vida sem chances, sem horizontes e sem oportunidades.

Certamente Jessé nunca traria Davi à presença do profeta Samuel. Aos olhos de seu pai, Davi não era importante. Isto acontece porque só olhamos o que está diante de nossos olhos. Ver com os olhos de Deus é ver além do que enxergamos, é ver além das aparências.
 

 A visão de Deus revela o futuro

Deus olha para você sabendo quem você será amanhã. Isto é muito gratificante.

Eliabe foi rejeitado por Deus apesar de sua aparência, formosura e porte atlético. 1Samuel 17: 13 e 24 registra que os três filhos mais velhos de Jessé tinham seguido Saul à guerra: Eliabe, Abinadabe e Samá. E que, juntamente com todos os outros homens de Saul, fugiram ao ser desafiados pelo filisteu Golias. Porventura poderia algum destes ser o rei de Israel?

Quem diria que o medroso Gideão se tornaria no grande general que libertaria Israel dos midianitas? Que o tímido Moisés seria o grande libertador de seu povo? Que o jovem e esquecido pastor de ovelhas Davi venceria o gigante e seria o ungido rei de Israel? O que podemos dizer a respeito de sua vida? Da minha vida?


            Pensando na forma de ver de Deus,
            sugiro a você algumas orientações:

1. Nunca subestime o que Deus pode fazer em sua vida. Ao se escusar, Moisés não poderia mensurar o que Deus havia preparado para realizar através dele.

2. Não subestime o que Deus pode fazer na vida das pessoas. Os irmãos de José e seu próprio pai se enganaram ao subestimar os sonhos que Deus havia colocado em seu coração.

3. Creia que a ação Deus na sua vida vai surpreender a muitos. Considere os casos citados de Davi, Gideão, Moisés e José.

4. Entenda que Deus escolhe pessoas para fazê-las grandes em Suas mãos. Deus pode escolher você exatamente por não ser nada aos olhos dos homens. Deus pode escolher você porque ninguém jamais o escolheu.  Lembra-se de Davi?

 Concluindo. Agora que você já sabe como é que Deus vê, lance fora de sua vida toda frustração, todos os fracassos e toda timidez. Liberte-se do medo, olhe para Deus e viva como um vencedor. Olhe para as pessoas e comece a enxergá-las de uma maneira melhor. Tome a decisão de, a partir de hoje, ver primeiramente como Deus vê, e os resultados serão surpreendentes.

.........................

José Mauricio Pereira é pastor da IPRB desde 04/04/1989
Detentor do prontuário 528.

Membro da Diretoria Executiva da IPRB desde 2001.
Pastor da 1ª IPR de Aparecida de Goiânia, GO.
Artigo publicado no Jornal Aleluia de abril de 2008.

 

Direitos autorais

Este artigo pode ser reproduzido livremente
para fins pessoais, sendo, porém, vedada sua publicação
sem autorização formal da Editora Aleluia.

 

   Comentários dos leitores


De Arnaldo Ribeiro Costa
Nova Iguaçu, RJ

Agradeço ao meu Deus por dar autoridade aos que dele procedem e lhes capacitar com palavras proféticas e de revelação. Pastor, muito obrigado. E que o nosso Deus o complete cada vez mais.


De Valneide Barreto
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Catu, BA

Belas palavras! Que Deus continue te usando como vaso para transmitir-nos mensagens como essa que tanto nos fortalecem.


De Brasil Maximiliano
Igreja Presbiteriana Renovada de Londres
Londres, UK

Aleluia, amado pastor e mestre! Tremenda palavra do Senhor, que renovou minhas energias para continuar me empenhando na obra do Pai e estar na plena vontade d'Ele para minha vida, pois sei que é Ele quem me capacita. Grande abraço.
 

De Nadejda Varginha
Volta Redonda, RJ


Prezado pastor, não sou evangélica, mas, como todos os cristãos, busco ler as palavras de Jesus e meditar sobre elas. Obrigada pela sua interpretação desta palavra, que me fez abordar o tema de forma diferente da que eu abordaria
e também mais ampla. É muito bom poder compartilhar da palavra de Deus.
 

De Gildo Campos
Igreja Evangelho Pleno Coreana
Vila Velha, ES

Parabéns, pastor, pela palavra. Devemos mesmo ver com os olhos de Deus, nunca com olhar de dúvida, quando olhamos e enxergamos o que não pode acontecer. Mas quando Deus olha, Ele faz acontecer.


Do Pr. Rodrigo Abreu
Igreja Batista Emanuel
Sete Lagoas, MG

Gostei muito deste artigo. Algumas lições que nunca havia percebido. Abençoou meu coração. Não havia notado que os três filhos de Jessé, rejeitados naquele momento, posteriormente fugiram da batalha contra os filisteus, comprovando que não eram habilitados.
 

De Marcos Martins Galdino
Itabira, MG

Muito bem expressada essa mensagem que muito nos anima a ver as pessoas e a nós mesmos com os olhos de DEUS.
 

Do Pr. Roberto Braz do Nascimento
Arapongas, PR

Este artigo reflete a vontade Deus para aqueles que de fato se converteram e esperam uma mudança real de vida. É uma questão de fé e a grandeza de Deus possui a nossa existência com feitos extraordinários assim como fez com Davi. Parabéns ao Pr. José Mauricio pelo belo e "doutrinário" artigo.
 

De Fernanda Rafaela da Silva
Colorado, PR

Achei este artigo muito interessante, porque realmente nossa visão é totalmente diferente da visão de DEUS e, com isso, notamos que DEUS tem o melhor para nós. Basta crermos nele.
 

De Wanessa de Oliveira Rosa Cardoso
Aparecida de Goiânia, GO

Verdadeiramente, Deus sempre usou o Pr. Mauricio e sua família para abençoar a mim e toda minha casa. São anos de estória juntos... Quero deixar aqui meu agradecimento e reconhecimento. Posso ter ficado um tempo fora, mas saiba que nunca essa igreja saiu do meu coração. Esta mensagem, assim como tantas que o pastor pregou, falou muito ao meu coração. Que Deus continue a usá-lo como vaso precioso em suas mãos.

De Iris Márcia Gouveia Murari
Sorocaba, SP

Obrigada pela palavra de força e encorajamento.

Página atualizada em 07/10/2011