180 artigos
completos,
 classificados
por temas, títulos
e autores para
você ler, estudar
ou copiar.

O que há de novo no site    |     Estudos bíblicos      |       Reflexões      |      Jornal Aleluia      |      Página inicial

 

          Artigos

  Recentes
  Por autor
  Por temas
  Por títulos
  + artigos do autor
  Biografia do autor
  Página de fotos
 

Saiba mais

 Agenda Virtual
 Biografias
 Enquete
 Estatística
 Fale conosco
 Fotos
 História da IPRB
 Igrejas
 Igreja para novos
 Língua Fácil
 Livraria e Editora
 Mispa informa
 Pensamentos
 Reflexões
 Secr. Central
 

Crises podem ser superadas
a
Pr. José Mauricio Pereira
Aparecida de Goiânia, GO


Comentários


"Muitas são as aflições do justo,
mas o Senhor de todas o livra"
Salmo 34.19

  

        Jornais, telejornais, internet e demais meios de comunicação apresentam, nestes últimos meses, todos os dias, manchetes da chamada “crise financeira mundial”, que vem afetando todas as nações, especialmente as mais desenvolvidas. Jesus, em seu sermão escatológico de Mateus 24, vaticinou que os tempos do fim seriam difíceis. E o apóstolo Paulo, em sua segunda carta ao jovem pastor Timóteo, afirma que o fim traria tempos trabalhosos. As evidências da crise deste início de século com certeza são mais um prelúdio do tempo do fim.

        Quanto nos voltamos para nossa vida pessoal, concluímos que as crises, em menor ou maior escala, sempre estão presentes conosco, especialmente as de natureza emocional. Crises são quase inevitáveis por serem inerentes à natureza humana.

        Há, contudo uma verdade que nos deixa mais tranquilos: as crises crises humanas e existenciais não são e nunca serão acontecimentos irreversíveis ou definitivos. Partindo dessa premissa, quero sugerir algumas diretrizes com intuito de colaborar na superação das crises que nos afetam, provendo assim uma vida mais saudável, equilibrada e feliz. O QUE FAZER DIANTE DE UMA CRISE? 

Esteja aberto a mudar de vida - As pessoas entram em crises porque não estão dispostas a mudar. A natureza humana é conservadora e é por isso que se torna tão difícil nos adaptarmos a uma nova forma de ser e de viver.

        Pensemos juntos que um dos principais fundamentos do Evangelho de Jesus é o arrependimento, que significa justamente mudar de direção ou posição. Deus busca de cada pessoa que d’Ele se aproxima a mudança de mente, de sentimentos e de hábitos, Rm 12.1 e 2.

        Pense um pouco em sua vida, avalie a situação atual, e entenda que a rotina, o comodismo, o ócio, o sentimento de fraqueza nos debilitam e roubam de cada um de nós as maiores oportunidades de uma vida venturosa, abençoada e feliz. E, como já dizia o sábio rei Salomão, em Provérbios 24.10, que a fraqueza nos tira as condições de vencermos as crises da existência. Não tenha medo de mudar, especialmente dentro do propósito de Deus para sua vida.   

Escolha o correto – Uma verdade clara sobre isto é que, quando escolhemos um caminho, junto estamos determinando também os resultados, ainda que não sejam os esperados. Isto é, aquilo que você escolher será o que vai acontecer em sua vida.

        Por vezes as crises na vida, no trabalho, na família são estabelecidas ou se estabelecem por falta de maior critério nas escolhas que fazemos. Por isto, é fundamental que raciocinemos, busquemos parâmetros na Palavra de Deus para essas escolhas. Jesus muito bem nos ensinou sobre o caminho estreito e o caminho largo. Entretanto, somente boas escolhas não serão suficientes, é necessário perseverar no caminho certo. 

Esteja no lugar certo – Há duas verdades para mim muito importantes, dentre outras da Escritura, ambas escritas pelo apóstolo Paulo que são: “Porque não é aprovado aquele que se aprova a si mesmo, mas sim aquele a quem o Senhor aprova, 1Co 10.18. E a outra é: “a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” 1Rm 12.2b.

Deus tem um plano ou um propósito para a vida de cada pessoa na face desta terra e em especial para aqueles que o amam e o buscam em verdade. Neste plano de Deus está contido um projeto de vida, tempo para a realização e um local a que chamamos de ‘o centro da vontade de Deus’. O salmista o chama de “esconderijo do Altíssimo”. Isto nos leva ao adágio popular que diz que é necessário ser a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo. A Bíblia nos ensina acerca do profeta Jonas. Ele fugiu do propósito de Deus e, enquanto fugia, era um problema e causador de grande crise para muitas outras pessoas. Veja o que ele diz de si mesmo: “porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade”, Jn 1.12. Procure enquadrar-se na vontade de Deus para sua vida. Faça disto um lema para sua existência. 

Seja um facilitador – A maioria das crises nasce dos desentendimentos e da dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Temos facilidade para achar que sempre o outro é que é complicado e difícil de entender. A verdade é que a natureza humana é complexa em todos nós.

        Algo que tem chamado muito minha atenção é o fato de que a Bíblia revela que, ao encarnar-se, Jesus se identificou conosco. Quero aplicar de forma literal esta palavra, trocando identificar por IDÊNTICO-FICAR. Isto mesmo: ficar igual, colocar-se no lugar do outro, sentir o que o outro sente, ver o que o outro está enxergando, ser o que o outro é. Foi a forma de Deus nos entender e solucionar nossa maior crise, a da eternidade. Facilitar, favorecer, ser mais humano, mais humilde, mais cortês, menos exigente e mais abençoador.

        Agora que sabemos estas verdades, devemos abrir espaço em nossa vida para que outros possam aproximar-se. Devemos ser mais gente, mais crédulos, mais acessíveis, facilitando assim a nossa vida e a dos outros também e estaremos vencendo a mais difícil de todas as crises. 

Concluindo, lanço mão da palavra do salmista Davi que bem se expressou no Salmo 34.19: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra", Sl 34.19.


Publicado no Jornal Aleluia de abril de 2009
        Inserido em 10/09/2009


          O Pr. José Mauricio Pereira é pastor da IPRB desde 1989
         e membro de sua Diretoria Executiva desde 2001.

        

Direitos autorais

Este artigo pode ser reproduzido livremente
para fins pessoais, sendo, porém, vedada sua publicação sem autorização formal da Editora Aleluia.

   Comentários dos leitores


De Efraim Cartonilho Filho
Igreja Batista Maanaim
Mogi Mirim, SP

É gratificante e maravilhosa a palavra do Eterno, mas o artigo nos confronta a algo profundo, que são mudança e mudanças internas, algo mui delicado e difícil. Só mesmo através de muita oração, força de vontade, perseverança. Que Deus nos ajude a tomarmos as decisões corretas, ou seja, mudarmos o que for preciso e encarnarmos realmente certas posições, ainda que seja pra termos algum prejuízo aparente. Que Deus assim nos abençoe e nos guarde.
 

Do Pr. Eliezer Mendes
IPR de Arari - MA

Com grande classe este artigo foi defendido. São verdades contidas no dia-a-dia da sociedade e textos da palavra de Deus são colocados. O Senhor livra seus filhos de todas as provas, o erro está em nós de não crermos. Parabéns, Pr. José Mauricio.