Neemias: amor e determinação ministerial - Artigo

 
 

 


Comentários

 

"Estou fazendo uma grande obra,
de modo que não poderei descer.
Por que cessaria esta obra,
enquanto eu a deixasse
e fosse ter convosco?
” 

Neemias 6: 3

 

A propósito do dia do pastor, 2º domingo de junho, gostaria de trazer a todos os pastores e pastores auxiliares da IPRB, bem como a todos os demais obreiros da Igreja e missionários, do Brasil e do exterior, uma reflexão a respeito do caráter de amor e determinação de Neemias para com a obra do Senhor.

Neemias foi um líder intrépido, que sacrificou a vida sossegada que levava no palácio, onde era copeiro do rei na Pérsia, Artaxerxes, para servir a um povo aflito e desencorajado, como governador da Judeia, Ne 1: 11 e 2.

Cem anos eram passados, depois que os judeus regressaram do cativeiro (444 a.C.), e quase nada havia sido feito entre eles, a não ser a reconstrução do templo. Foi um período de estagnação e de grande aflição, pois os povos inimigos ao redor não permitiam que o povo de Deus prosperasse.

Não faltaram motivos para que esse servo de Deus viesse a fracassar ou desanimar com o ministério que Deus lhe havia confiado, ou seja, revitalizar a cidade de Jerusalém que estava totalmente destruída, 2: 13 a 17. No entanto, mesmo diante dos obstáculos foi capaz e muito perseverante em seu objetivo, buscando forças no Senhor para começar e terminar a tarefa de reconstrução da cidade.

Da mesma forma, o pastorado pode muito bem ser comparado ao seu trabalho, pois o dia-a-dia de um pastor é desafiador e muito desgastante. Assim como Neemias, o pastor enfrenta todo tipo de oposição. Coragem,  determinação, comprometimento, motivação, amor à obra de Deus e outras qualidades foram muito importantes para o sucesso ministerial de Neemias.

 
COMPROMISSO COM DEUS

Neemias recebe a notícia de que os que restaram do cativeiro estavam em grande miséria e desprezo, o muro de Jerusalém destruído e as portas queimadas a fogo. Este fato lhe causou grande tristeza, o que levou Neemias a buscar a vontade de Deus, por meio da oração e jejum, 1: 3 e 4.

Com isso, sentiu-se parte do povo e decidiu, voluntariamente, com autorização do rei Atarxerxes, que se comoveu com a sua tristeza, assumir o compromisso de reconstruir a cidade: “... peço-te me envies a Judá, a cidade dos sepulcros de meus pais, para que a eu a edifique”, 2: 5.

É muito edificante percebemos, nos capítulos que se seguem, a disposição e dedicação desse homem de Deus. Ninguém lhe pediu para tomar para si a responsabilidade de reconstruir a cidade. Foi uma decisão que partiu dele. O compromisso de fazer a obra de Deus foi uma das grandes motivações de seu triunfo ministerial.

Aqui está uma lição muito relevante: o ministério ou pastorado bem-sucedido será sempre marcado por um verdadeiro espírito de desprendimento em favor da obra de Deus.

 

CORAGEM NA ADVERSIDADE

Neemias recebe carta do rei autorizando-o a conhecer “in loco” a situação de calamidade do seu povo, 2: 7. Chegando a Jerusalém e permanecendo na cidade por três dias, ele percebe, depois de andar pelas ruas de Jerusalém, à noite, que tudo que tinha ouvido falar era verdade.

A cidade estava totalmente assolada e era grande a miséria, 2: 17. Restava-lhe apenas enfrentar o desafio de revitalizar a cidade, ou seja, realizar o projeto de reestruturação de Jerusalém dado por Deus: “... o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém”, v. 12.

Sem dúvida, ele estava esperando somente em Deus. Depois de fazer uma criteriosa inspeção dos danos causados pelos samaritanos e calcular as despesas do projeto de reconstrução, apela ao povo (judeus) e recebe apoio total para reedificar o muro e deixar o jugo do inimigo: “... levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”, 2: 17 e 18.

No entanto, não sabiam eles que a oposição seria grande a partir desse momento. Não faltaram críticas e zombarias à atitude desse servo de Deus: “Que é que fazeis?”, 2: 19. Percebe-se, a partir do capítulo 3, que Neemias não se intimidou nos momentos de adversidade: “Que fazem estes fracos judeus”, 4: 2.

Ele rompeu com o medo e foi corajoso, ainda que o inimigo ameaçasse frustrar seus objetivos, cap. 4. O povo de Deus não se intimidou diante das afrontas. “Não os temais. Lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai...”, 4: 14. Coragem frente às críticas, às afrontas e insultos foi a receita para o triunfo do povo de Deus. Também em nossos dias precisamos nos valer dessa prerrogativa para vencer os desafios do ministério.


CONSOLIDAÇÃO DA MISSÃO

O desafio traz sempre a necessidade de sonhar ou de acreditar que há uma saída diante das dificuldades. Quando Neemias soube que os muros de Jerusalém estavam fendidos e as portas queimadas, acreditou que a história do seu povo poderia ser mudada com a sua participação. Foi aí que ele decidiu reedificar tudo.

Reconstruir era o grande desafio. Apesar dos que se opunham, nada impediu o avanço e conclusão da obra de Deus. O capítulo 6 diz que os inimigos conspiram e intimidam o povo de Deus e usam até de suborno para atemorizar Neemias, v. 13. Mas ele era um líder determinado e estava convicto de sua missão. É assim que precisamos ser, pois estamos fazendo uma grande obra e não podemos parar ou recuar.

Neemias começou e terminou o projeto de revitalização da cidade. Tudo aconteceu em apenas cinquenta e dois dias. Todos os inimigos temeram e abateram-se muito em seus próprios olhos, porque reconheceram que a obra era de Deus e não de Neemias (dos homens), 6: 15 e 16.

É muito importante começar e acabar o projeto (missão) que Deus nos confiou. Não podemos deixar nossos sonhos morrerem. Concluir o projeto ou plano que começamos a fazer é fator determinante no pastorado. Por isso, siga em frente e seja um Neemias nas mãos de Deus, um obreiro comprometido com o reino, que rompa com o medo em meio às dificuldades. Persevere na vontade de Deus.

Concluindo, gostaria de dizer que há muito para se reconstruir em nossos dias, ou seja, o mundo (humanidade) está com os muros fendidos e as portas destruídas. A humanidade está em calamidade espiritual, moral e material. Deus precisa contar com mulheres e homens destemidos e determinados para refazer lares e revitalizar vidas.

Aprendamos com Neemias que em momento algum retrocedeu. Bem disse Jesus: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”, Lc 9: 62. Mediante essas considerações, desejo que Deus abençoe ricamente o ministério de cada pastor e líder da IPRB, e que a unção do Santo seja sobre todos.
 

........................

Fonte: Jornal Aleluia de junho de 2001.

 
 
 O que você gostaria de fazer?    
 
 

Direitos autorais

Este artigo pode ser reproduzido livremente
para fins pessoais, sendo, porém, vedada sua publicação
sem autorização formal da Editora Aleluia.

 
 
   Comentários dos leitores

Mantidos
os 20 últimos comentários

De Mauro Silvano
Igreja Apostólica Fonte de Vida
Rio Claro, SP

Podemos ter ministérios, ser chamados por Deus, mas o que realmente precisamos para que o amor de Cristo continue sendo edificado sobre as vidas à nossa volta é a atitude de Neemias, posição de quem de fato estava disposto a lutar contra tudo para agradar o coração de Deus. Precisamos dessa força, dessa coragem, precisamos marchar, enfrentando tudo aquilo que o inimigo lança. Precisamos nos entregar e confiar em Deus.

De Aracélia Façanha
Igreja Assembleia de Deus
Itapipoca, CE

Estamos estudando a vida de Neemias na minha igreja. Esse estudo me ajudou realmente a compreender mais um pouco sobre essa história abençoada.

De Paulo Pio
Igreja Assembleia de Deus
Itapevi, SP

Excelente estudo! Este enfoque sobre Neemias é muito importante, principalmente nesta dimensão. Estamos em processo de crescimento e amadurecimento, sim, mas é necessário crescermos como a estrutura de Neemias, o homem de Deus.


De Giovane Costa
Igreja Ev. Assembleia de Deus
Manaus, AM

Fiquei maravilhado com esta explanação. Com tão poucas palavras se relatou tudo que os cristãos de hoje precisam para obter vitória. Muitas vezes oramos a Deus, pedindo por uma determinada circunstância, tão fervorosamente, mas depois que o Pai nos acolhe nós mesmos nos responsabilizamos por fechar a porta que nos foi aberta. Que bom se hoje fôssemos como esses irmãos que, sem medo de encarar os problemas, obtiveram vitória em Deus. Isso porque deram crédito à palavra de Deus e a praticaram. Tudo isso é lição para nós.
 

De Yuri dos Santos Silva
Igreja Assembleia de Deus
Campina Grande, PB

Este estudo serve para edificação de toda igreja, pois relata que só devemos atender
a DEUS e a mais ninguém e mostra que o compromisso do crente é com DEUS.
 

Do Pr. Paulo César Chaves
Igreja Assembleia de Deus
Nova Iguaçu, RJ

Ao ouvir ou ler sobre Neemias, sentimos nossas forças renovadas. Somos encorajados a ir em busca de nosso objetivo. Meu amigo (a), se seus inimigos lhe subestimaram e lhe disseram que você não é capaz, não dê ouvido a vozes estanhas. Faça como Neemias que orou e pediu a Deus para que fortalecesse suas mãos para que pudesse fazer a reconstrução de Jerusalém. Não desista de seus objetivos, de seus sonhos, vá em frente. Que Deus o abençoe.
 

De Alexandre Castro de Camargo
Primeira Igreja Batista
Campo Grande, MS

Uma lição linda que Neemias nos ensina é confiar em Deus. E não ser levado por ventos de doutrina, como o apóstolo Paulo já advertia. Hoje, lamentavelmente, prega-se tudo que é coisa, menos o autêntico Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas cabe a nós termos a mente de Cristo, meditar em sua Palavra dia e noite para sermos fortes, e confiantes em Jesus.
 

De João Dimas
Igreja Metodista Wesleyana
Taubaté, SP

NEEMIAS é um tema que oferece muita reflexão. Se analisarmos a fundo,  encontraremos nele um verdadeiro administrador. Neemias foi líder, patriota, formador de opiniões, obediente, comprometido com a obra que recebeu de DEUS e o que é mais impressionante e se constitui no ponto-chave para nossas vidas: ele tinha um foco seguro e não deixou de acreditar no que estava fazendo. É verdade que passou por problemas com amigos próximos, mas venceu...
 

Do Pr. Paulo Barbosa
Comunidade Casa de Davi em Avivamento
Campo Grande, MS

Parabéns pela mensagem. Que Deus continue sempre usando o pastor através do poder do Espírito Santo. Que com esta mensagem venhamos aprender a amar mais os nossos irmãos que passam por lutas, sempre lembrando que o Senhor Jesus é o nosso Alvo.


De Samara Paula
Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
Fortaleza, CE

Amei esta mensagem! Deus tem colocado no meu coração essa história, pois é a inspiração do meu ministério! Agradeço a Deus por tudo. Especialmente por esta mensagem
 

De Isaías Alves
Igr. Batista Renovada
Cabo de Santo Agostinho, PE

O capítulo 1º de Neemias narra que Neemias orou a Deus, pedindo a confirmação se verdadeiramente foi o Senhor que o concedeu para aquela missão. Muitos se levantaram contra, até profeta fora contratado para atrapalhar a obra de Deus. Neemias por várias vezes recebeu convite para cessar aquela grande obra. E a resposta era sempre a mesma: "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei cessar".
Quantas e quantas vezes Deus coloca um propósito em nosso coração e duvidamos da vontade dele em nossas vidas, Às vezes até por um simples pecado achamos que Deus irá nos abandonar. Não, meu irmão, o poder de Deus se aperfeiçoa na sua fraqueza. Creia tão somente. Assim como foi Neemias, seja você uma pessoa perseverante. Convites irão surgir. Às vezes tudo irá conspirar contra você. Mas o poder de Deus será um bálsamo sobre sua vida. Se ficar doente, Deus lhe dará um chá da raiz de Jessé.


De Osvaldo Rodrigues da Silva
Igr. Assembleia de Deus
Cumbica, Guarulhos, SP

Quando falamos sobre Neemias nos desperta mais o desejo de fazermos a obra de Deus. Ao ler esta mensagem, entendi claramente que o foco dele era a reconstrução de Jerusalém e não a perseguição aos inimigos. O objetivo era maior
e mais forte do que os inimigos.

De Maristela Lopes
Igr. Assembleia de Deus
Cuiabá, MT

Fiquei muito feliz e agradecida a Deus. Sou apaixonada pela historia de Neemias e confesso
que aprendi um pouco mais. Que Deus continue te abençoando.
 

Do Pr. Nivaldo Cecílio Christianini
IV Igreja Presbiteriana Renovada
Bauru, SP

Esta é uma Palavra de Deus para nossas vidas em nossos dias. Realmente os dias são difíceis, e o nosso inimigo não dorme.
Me senti muito edificado não só com a citação da Palavra de Deus, mas também com o comentário. Pastor Advanir, que Deus o abençoe e que Deus continue a usá-lo como sempre tem feito. Que a paz do Senhor desça sobre o irmão e sobre sua família.
 

Do Pr. Eliezer Mendes
Igreja Presbiteriana Renovada
Arari, MA

Em nossos dias vemos muitas pregações fora do seu contexto e mal aplicadas. Porém, neste artigo o Pr. Advanir analisou a luta de Neemias e a aplicou de uma forma brilhante ao dia-a-dia do Pastor. Que Deus continue abençoando os Neemias da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.
 

Do Ivalcio Junior
Igreja Cristã Nova Vida
João Pessoa, PA

Artigo muito bem feito que nos faz meditar em uma postura cristã vitoriosa em meio às aflições da vida. Ele nos norteia, à luz da palavra de Deus, a superarmos as adversidades que nos confrontam, tornando-nos vencedores a cada dia. Louvado seja Deus por esses artigos.
 

Do Pr. João Batista Cavalcanti
III Igreja Presbiteriana Renovada
IPR de Bauru, SP

Deus falou muito ao meu coração através desta meditação. Obrigado,  Pastor. Parabéns pelo seu dia. Amo a Jesus e à nossa IPRB.
 

Do Pr. Dimas da Silva Orlandi
IPR do Boqueirão
Curitiba, PR

Gostei do artigo sobre Neemias, pela lição de motivação e otimismo que aprendemos com ele, e também por ser dedicado aos pastores, o que, de minha parte, como pastor, agradeço.
 

De Vilma Sônia André da Silva
Igr. Assembleia de Deus
Expansão, DF

Obrigada pela mensagem maravilhosa. Louvo a Deus pela vida destes ministros do Senhor. Hoje aprendi um pouco mais sobre a obra de Deus. Estou feliz. Que Deus possa continuar abençoando este pastor e seu ministério. Obrigada, Jesus.
 

Do Pr. Luciano Araújo de Arruda
Igreja Presbiteriana Renovada
Jandaia do Sul, PR

Ministério pastoral. Todos os que estão envolvidos na obra diretamente sabem bem o significado dessa palavra. Quantas oportunidades de desistir de tudo,  por causa das oposições e dificuldades. Mas sabemos que nosso ministério vem do Senhor Jesus. Palavras como as deste artigo, vindas de nosso presidente, Pr. Advanir, com certeza nos incentivam para continuarmos firmes em nossa jornada. Parabéns, Sr. Presidente, e a todos os pastores.
 

De Rizelma Moura
Igreja Presbiteriana Renovada
Abreu e Lima, PE

Não poderia ser mais feliz a aplicação deste artigo ao dia dos pastores! Pois, se houve um líder determinado e corajoso para nos espelharmos, este líder é Neemias! Ele nos inspira tanto que o nosso versículo tema é Ne. 2.20: "O Senhor Jesus nos fará prosperar!" Que o Senhor continue abençoando suas vidas.

 

Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil - Fones (44) 3262-8332 ou 3262-9438 - Cx. Postal 504 - 87001-970 - Maringá, PR - Brasil.