Há ensinamentos bíblicos que, às vezes,
passam despercebidos pelos cristãos.
Um exemplo é a doutrina das coroas ou galardão
que estão reservadas aos que aceitaram a Jesus
como seu salvador. 
Há muitas fantasias sobre esse assunto,
devido a afirmação de algumas pessoas que dizem
ter visto suas coroas em sonho,
outras dizem ter visto em visão e, outras,
ainda, através de arrebatamento.
Por isso, é interessante analisarmos, à luz da Bíblia,
de que maneira conquistamos essas coroas
e quando iremos recebê-las.



          
A Coroa da Vida
         Tg 1: 12 e Ap 2: 10

A coroa da vida está reservada e será conquistada pelos cristãos que foram provados e aprovados na vida cristã. Muitas vezes, o inimigo armou suas ciladas, mas ele conseguiu sair vencedor. Esse crente não retrocedeu, não fraquejou, não murmurou, não duvidou, não se contaminou e saiu das circunstâncias difíceis com suas vestes brancas, lavadas no sangue do Cordeiro.

Todo crente pode ter essa coroa. Basta suportar com perseverança as provações do dia-a-dia e terá reservado a coroa da vida. Fica, porém, uma pergunta: você tem suportado todas as provações? Ou tem se entregado? Se tiver cedido, é melhor se concertar com Deus. Ele fortalecerá você nessa caminhada até a nova Jerusalém celestial. Ele está bem perto de você e quer lhe ajudar em toda a tentação e provação, Hb 2: 17-18.
 

 A Coroa Incorruptível
          1Co 9: 25-27; 2Co 5: 10

A coroa incorruptível é exclusivamente para aqueles que obtiverem vitória sobre o velho homem. O apóstolo Paulo expressa que iremos comparecer diante do tribunal de Cristo. Lá vai ser manifesto o que tivemos feito de bem ou de mal através do nosso corpo. Portanto, a teoria de que Deus quer somente o coração cai por terra diante do pensamento paulino. Muitos cristãos perderão essa coroa por não dominarem seus desejos concupiscentes, deixando que o velho homem domine sua vida, tornando-se um cristão carnal.

O apóstolo Paulo mostra que é necessário lutar diariamente contra a própria carne e seus desejos, 1Co 9: 25-27. Ele esmurrava seu corpo e o reduzia à escravidão, ou seja, ele tinha domínio sobre seu corpo para não ser encontrado desqualificado no dia do julgamento em que irá receber essa coroa. Essa mesma atitude deve ser tomada por todos aqueles que pretendem conquistar essa coroa.

Dificuldades fazem parte da vida, mas enfrentá-las sem a ajuda de Deus é correr o risco do fracasso. A doutrina do domínio da carne precisa ser praticada pelo crente. Quem quiser receber a coroa incorruptível tem de lutar contra o homem interior e só o Espírito Santo pode ajudar, Ef 3: 16.
 

A Coroa de Alegria
          1Ts 2: 19-20

A coroa de alegria é destinada a todos os cristãos que pregam o evangelho com o único objetivo de ganhar almas para o reino de Deus. Essa questão não é somente para os grandes pregadores, mas para todos os cristãos. Então, o que você está esperando? Comece a ganhar almas para Deus.

Não fique pensando em como evangelizar, mas fale sobre o que o Senhor Jesus fez em sua vida. Seu testemunho poderá ser útil para alguma pessoa e você a ganhará para Cristo. O Espírito Santo a convencerá daquilo que Ele mesmo fez em sua vida. Estamos na reta final da era da igreja e você já pensou em se apresentar diante de Deus sem nenhuma alma? Lembre-se do hino, do Hinário Aleluia: “Posso, tendo as mãos vazias, com Jesus eu me encontrar?”
 

 A Coroa da Justiça
          2Tm 4: 8

A coroa da justiça é para os que amam a segunda vinda de Jesus. Ela manifesta uma das mais sublimes doutrinas dos atributos morais de Deus, que é a justiça. Aliás, é a base do trono de Deus, Sl 97: 2. Se fôssemos depender de nossas justiças, jamais alcançaríamos essa coroa, mas graças a Deus não é assim. É a própria justiça de Deus que opera no crente e faz dele um vencedor.

Esse amor é manifesto de forma prática e não apenas com sentimentos. Assim como Deus amou o mundo e demonstrou através de seu único Filho, o cristão precisa comprovar que ama a Deus por meio de sua vida diária.

Você deseja, ama e anela pela volta de Jesus? O que tem feito em seu dia-a-dia para que ela aconteça? Precisamos estar preparados, minuto a minuto, para o dia em que o Senhor Jesus irá levar seu povo.
 

 A Coroa de Glória
          1Pe 5: 1-4

A coroa de glória é para os que apascentam o rebanho de Deus. Ela está preparada para os pastores e demais obreiros que apascentam o rebanho, as igrejas do Senhor Jesus Cristo. Essa coroa é um galardão especial para aqueles que dedicaram suas vidas em prol da igreja, não em constrangimento (forçados), mas espontaneamente.

Essas pessoas são como modelo do rebanho, 1Pe 5:1-4. As dificuldades ministeriais podem ser mais difíceis que as de uma ovelha, mas a recompensa será maior para todos aqueles que se dedicaram com afinco para o crescimento quantitativo e qualitativo do reino de Deus. O apóstolo Pedro coloca algumas qualificações para que possam receber essa cora e, em Apocalipses 3:1, o Senhor Jesus diz: “conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa”. Portanto, os que estão militando em prol dessa coroa têm de tomar cuidado dobrado para não perdê-la, depois de tê-la adquirido. A Bíblia orienta os obreiros: “Meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis”, 1Co 15: 58.
 

 Conclusão

Quando iremos receber essas coroas? Depois que a igreja visível for arrebatada; depois das bodas do Cordeiro, então se dará a entrega das coroas ou dos galardões, que são recompensas por todos os trabalhos prestados ao Senhor, Mt 10: 42. Não se esqueça de que essas coroas são ganhas por trabalhos prestados ao reino de Deus, em obediência ao “Ide” de Jesus, não se importando com as situações, 2Co 6: 4-10.

 

......................

João Marques Pedrosa é pastor da IPRB desde 02/12/2005
Detentor do prontuário número 1.372
Pastor da IPR de Jardim Maristela, no Presbitério de São Paulo.
Texto publicado no Jornal Aleluia de agosto de 2006.
Inserido no site em 23 de agosto de 2009.




 

 

Direitos autorais

Este artigo pode ser reproduzido livremente
para fins pessoais, sendo, porém, vedada sua publicação
sem autorização formal da Editora Aleluia.
 

 

Página atualizada em 10/01/2012