Artigos
por títulos
A  B C D
E  F G H
I  J K L
M N O P
Q R S T
U V W X
   Y Z  
 
Fotos
de pastores
A  B C D
E  F G H
I  J K L
M N O P
Q R S T
U V W X
   Y Z  

 



 

 Fotos
 Pr. Advanir
 

 Biografia
 Pr. Advanir
 

 Igrejas
 Pastores
     

 Inicial
 do site

 Novidades
 no site
   

 

A história da Igreja
Presbiteriana Renovada do Brasil
está selada pelo poderoso avivamento
espiritual que foi derramado
sobre os presbiterianos nas décadas de 60 e 70.
 

Para marcar os trinta anos de história da igreja, a ser comemorado em Assis, SP, por ocasião da reunião da Diretoria Administrativa, em dezembro deste ano, queremos, desde já, ir refletindo sobre o que Deus nos permitiu realizar nesse período, levantando dados históricos, fazendo reuniões, publicações e agradecendo ao Pai pelas bênçãos recebidas.

Trinta anos! Esse número é bastante significativo e citado várias vezes na Bíblia. Vários personagens iniciaram seu ministério, assumiram cargos e foram investidos em funções importantes no trabalho de Deus aos trinta anos.

Por exemplo, os Sacerdotes e os Levitas entravam para o ministério das coisas sagradas aos 30 anos de idade, Nm 4: 3, 23 e 30. José foi nomeado governador do Egito com 30 anos, Gn 41: 46. Tinha Davi 30 anos quando começou a reinar, 2Sm 5: 4. O próprio Jesus começou seu ministério, com quase 30 anos, Lc 3: 23.

Partindo destes exemplos bíblicos, fica fácil compreender a mensagem dos 30 anos de história de fundação e organização da IPRB. Que lições esta data nos transmite?

Tudo começou com o surgimento de diversos movimentos de avivamento nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Esse mover de Deus foi caracterizado por uma ênfase à doutrina do Espírito Santo e por uma vontade imensa de consagrar-se mais a Jesus em oração e leitura da Palavra de Deus. Muitos pastores, presbíteros, diáconos e membros foram batizados com o Espírito Santo e receberam os dons espirituais.

Inicialmente, um tempo difícil, quando os concílios e presbitérios, em nome de uma linha ortodoxa, tentaram reverter esse quadro. Os que foram desligados da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) formaram, em 1968, a Igreja Cristã Presbiteriana (ICP), e os que vieram da Igreja Presbiteriana Independente (IPI), organizaram, em 1972, a Igreja Presbiteriana Independente Renovada (IPIR).

Depois de três anos de aproximação, oração e entendimentos, as lideranças dessas duas novas igrejas decidiram, em julho de 1974, em Arapongas, PR, unir-se e formar a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. Nessa época foi eleita uma diretoria provisória, e no dia 8 de janeiro de 1975, em Maringá, PR, oficializou-se a organização da IPRB.
 

Expressão de gratidão

Antes de qualquer palavra, precisamos lembrar que a IPRB não nasceu nos bastidores das intenções humanas, mas veio do coração de Deus para ser uma Igreja forte e diferente. Portanto, tributar ao Senhor Deus do Universo o nosso reconhecimento e gratidão por seu nascedouro é, simplesmente, um dever cristão.

Gratidão é a expressão máxima que move o coração de qualquer pessoa. Freqüentemente podem ser vistas na Bíblia expressões de louvores e gratidão ao Senhor. Quando Ana foi agraciada por Deus com o nascimento de Samuel, tributou com o coração e com a boca louvores de gratidão a Deus, ou seja, reconheceu que ele era santo, único e poderoso, 1Sm 1-11.

Portanto, somos frutos de uma obra pentecostal que fora levantada por Deus. Por isso, devemos incansavelmente ter um coração cheio de gratidão pelos fundadores desta Igreja, bem como por todos aqueles que nesses 30 de carreira cristã renovada têm trabalhado em prol do Reino de Deus na IPRB.

Renovação de propósitos

A Bíblia diz que há no coração do homem muitos propósitos, Pv 19: 21. Propósito é algo que se pretende fazer ou conseguir. Ele fala também de intenções e decisões. Há muitas intenções dentro de nós que precisam ser repensadas ou reafirmadas. E é aqui que entra este segundo ponto a ser discutido.

O tempo vai passando e parece que, sem se perceber, algumas experiências adquiridas e vividas na obra de renovação espiritual vão sendo deixadas de lado. Ou, muitas vezes, envolvido com os compromissos do dia-a-dia o crente vai deixando ser levado pelos caprichos desta vida e, como conseqüência, vai se distanciando das origens e das raízes do avivamento espiritual que fez surgir a IPRB.

Diante disso, a renovação de propósitos surge como um dos caminhos que pode levar a Igreja a alcançar a bênção de um reavivamento. É necessário renovação do propósito de consagração ao Senhor, de uma vida de oração e de leitura da Bíblia. A Igreja precisa voltar ao primeiro amor. Cada pastor ou obreiro, cada liderança ou cada membro tem que viver cada dia buscando renovar seus propósitos na vida cristã. É uma atitude que pertence ao cristão.
 

Compromisso com o presente

Estes 30 anos de fundação e organização da IPRB nos faz lembrar de muitos fatos importantes e edificantes. Alguns negativos, outros positivos. Por exemplo, quantos encontros abençoados, onde Deus derramou o poder do Espírito Santo sobre o seu povo; quantas reuniões calorosas, difíceis e decisivas; quantas viagens realizadas pelas lideranças. Tudo que aconteceu faz parte da história.

Entretanto, tudo de bom ou de ruim, de positivo ou de negativo, que contribuiu ou deixou de contribuir para o sucesso da obra de Deus é passado. Agora, não é justo lançar fora o passado e se vangloriar no presente. Em hipótese alguma, porque o presente existe por causa do passado. Porém, vale lembrar que estamos no presente e é com ele o nosso compromisso.

O presente da IPRB pertence aos pastores, às lideranças presbiteriais, locais e membros em geral filiados à Igreja Renovada. O nosso compromisso é com o hoje e não com o ontem. Eis o desafio: vamos à luta, porque o presente será passado no amanhã e história para o povo de Deus que aguarda a volta de Jesus.

Assim, neste contexto de congratulação e de louvores a Deus pelos 30 anos da IPRB, gostaria, em nome da Diretoria Executiva, de conclamar a todos os renovados a refletirem sobre esta mensagem. Façamos uma auto-avaliação daquilo que Deus tem feito pela nossa denominação e renovemos nossos propósitos com o Senhor.

            .................

O Pr. Advanir Alves Ferreira é presidente da IPRB desde 2001.
Pastor da IPRB desde 17/08/1985.
Detentor do prontuário 381.
Artigo publicado no Jornal Aleluia de julho de 2004.
Inserido no site em 07/2004.

 

Direitos autorais

Este artigo pode ser reproduzido livremente
para fins pessoais, sendo, porém, vedada sua publicação
sem autorização formal da Editora Aleluia.

 

Página atualizada em 07/10/2011