Pesquisar
Close this search box.

A importância da Igreja em Meio a Pandemia

      A igreja tem como sua principal função, relacionado com o seu dia a dia, o cuidar da saúde espiritual do indivíduo. Todos sabemos que o homem tem na sua formação estrutural física uma parte espiritual. Ou seja, nenhuma pessoa fica bem se estas partes, a física e a espiritual, não estiverem bem. Então, se sofremos qualquer questão física procuramos logo o médico; mas se sofremos no espírito procuramos uma religião, pois é ela que trata das questões espirituais do indivíduo. Sendo assim, a religião não pode ser menosprezada. É normal o indivíduo sentir mais necessidade em uma área de sua estrutura, quer seja a física ou espiritual.

     Agora, sempre que isto ocorrer, o ser humano busca satisfazer esta falta na busca pela parte contrária, isto porque uma completa a outra. No livro de Dalgalarrondo P. Religião, Psicopatologia e saúde mental. Porto Alegre: Artes Médicas; 2008, fica evidente que há um consenso entre os cientistas sociais, filósofos e psicólogos de que a religião é um importante fator de significação e ordenação da vida, sendo então fundamental em momentos de maior impacto na vida das pessoas como esta pandemia de Covid-19. Em um momento como este, onde todos se sentem impotentes diante da agressividade do vírus da covid-19, a religião se destaca como uma das respostas que os indivíduos precisam, a fim de se sentirem um pouco mais aliviados das tensões.

     Segundo afirma Alves RRN et al. Na sua obra, The influence of religiosity on health. Ciênc Saúde Coletiva 2010, há uma associação positiva entre o envolvimento religioso e saúde, ou seja, estudos epidemiológicos  revelam que a religião tem forte influência na vida do ser humano, evitando-se, por exemplo, o uso de drogas, depressão, etilismo, comportamento delinquente, suicídio e certos diagnósticos psiquiátricos. Por isso, mediante tamanha perda que as pessoas estão sofrendo, a igreja aberta é um lugar de acolhimento e refúgio, como forma de evitar outros males em decorrência das pressões sofridas pelos ocorridos, como a ansiedade pela busca de ajuda no sistema de saúde, que causam maiores congestionamentos.

     A igreja aberta e com liberdade para fazer seu trabalho aliviará a procura pelos hospitais, UPAS e outros congêneres. Digo igreja, porque no cristianismo a igreja é o local que representa toda a religião, mas outras religiões têm outros nomes para seus locais representativos. Nos estudos realizados por, Rose Murakami; Claudinei José Gomes Campos, da Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP, Brasil, publicado na Revista Brasileira de Enfermagem. Print version ISSN 0034-7167, ficaram comprovados os efeitos benéficos que a emoção causa no organismo, tendo como um dos resultados a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, sendo estes os mesmos efeitos observados quando são vivenciadas situações de extrema alegria causada pela fé, que fazem as pessoas se sentirem mais motivadas, a fim de enfrentarem as dificuldades e continuar a lutar pela sobrevivência, acreditando em provisão sobrenatural, capaz de intervir favoravelmente em seu sofrimento. No ambiente religioso, há uma atmosfera extenuante de satisfação, emoção e esperança de que a bênção seja alcançada.

Pr. Evânio das G. Donato
3 IPR de Contagem

Referencias
1. Alves RRN et al. The influence of religiosity on health. Ciênc Saúde Coletiva 2010;15(4):2105-11.
2. Dalgalarrondo P. Religião, Psicopatologia e saúde mental. Porto Alegre: Artes Médicas; 2008
3. Valla V. Redes sociais, poder e saúde à luz das classes populares numa conjuntura de crise. Interface Comun Saúde Educ 2000;4(7):37-56.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES