
2 – PLANTAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE IGREJAS
Relator: Erasmo Carlos dos Santos
Edimar José Rodrigues
Amós Pereira da Silva
Sebastião A. Ferreira Junior
Ricardo Leme de Medeiro
Assessoria: Samuel Elídio de Oliveira Maschio
Considerações preliminares…
- A Comissão reconhece que podem existir experiências de destaque na área de Plantação e Revitalização de Igrejas na IPRB, embora desconhecidas, que servirão como referência as demais igrejas locais.
- A Comissão percebe a necessidade de nossos seminários darem ênfase em uma Teologia Missional em sua matriz curricular.
- A Comissão enxerga que é de responsabilidade da igreja local o movimento de Plantação de novas Igrejas, em um processo espiral e estratégico no Presbitério.
- A Comissão entende que a MISPA deveria canalizar esforços para alcançar Povos Minoritários e Plantação de Igrejas em realidades transculturais. Percebe-se a MISPA Treinando, Enviando, Sustentando e Cuidando. A MISPA precisa definir sua identidade como agência missionária.
- A Comissão visualiza a necessidade de fomentar dentro da denominação uma forma de treinamento específico para plantadores de igrejas.
Diante disso, propomos:
- A criação de um Centro de Plantação e Revitalização de Igrejas Renovado (CPRIR), com a finalidade de dar suporte aos presbitérios e igrejas locais nas seguintes áreas: Recrutamento, Avaliação, Treinamento e Acompanhamento de plantadores de igrejas. Esse ambiente poderá ser virtual ou geográfico atuando com uma equipe multidisciplinar. A pessoa escolhida para fomentar as ações do centro deverá atuar em tempo integral e ter formação na área com experiência.
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”, (Atos 2: 46, 47).