
8 – DOUTRINA E ENSINO TEOLÓGICO
Relator: Roberto Braz do Nascimento
Edson Luiz de Souza
Gilmar Ferreira da Silva
Wesley Odair Orlandi
Nilton Vieira de Mattos
Assessoria: Carlos Eduardo A. da Silva
Relatório da Comissão de Ensino Teológico e Doutrina da IPRB:
Os membros da comissão entendem que estão diante de um desafio muito grande por se tratar se de questão cerebral existencial da IPRB; no entanto compreendem a importância e a necessidade de enfrentar o problema.
Assim sendo sabemos que Teologia e Ensino Teológico são temas da nossa vida diária e necessitará de todos pensadores e formadores de opinião da igreja para concatenar as ideias e práticas teológicas enraizadas no nosso meio e construir um pensamento consensual que seja bíblico e coerente com nossa história.
Pensando nisso propomos sete premissas que serão a base de nosso trabalho na busca do conteúdo ideal da “nossa teologia e ensino teológico” a ser constituído como base de nossa fé Renovada. Propomos sete assuntos a serem objetos de estudo sem a pretensão de esgotar os temas, já que são muitas as áreas que compõe a formação do pensamento teológico:
- Reflexionar sobre a importância da experiencia na construção da Espiritualidade Renovada.
Antes de teologia o cristianismo é espiritualidade pratica.
- Produzir teologia encarnada com foco no fortalecimento da igreja local.
A comunidade local se fortalece quando a cada membro é oferecida a condição de saber explicar sua fé.
- Reunir crenças e praticas que promovam identidade denominacional.
- Viver teologia e espiritualidade renovada sem fechar as portas para o diálogo com a comunidade cristã global.
- Valorizar a formação acadêmica sem desmerecer a teologia pastoral e missiológica.
- Revitalizar a responsabilidade da dimensão diaconal para dentro e para fora da igreja.
- Resgatar a escatologia na cosmovisão da igreja.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”, (2 Tm 2: 15).