Pr. Soterio Benedito Salles

Na madrugada do dia 17/12/2020, foi recolhido desta terra o Pr. Sotério Benedito Salles, nascido em 27/03/1916, com 104 anos. Casado com a irmã Leonina Maria Ramos Santos Salles, há 73 anos, deixou sete filhos, doze netos e oito bisnetos.
Foi recebido como Pastor na IPRB, por jurisdição, em 19/1/1978, pelo Presbitério de Maringá. Foi ordenado, em 20/03/1953.
Pastoreou as IPRs de Centenário do Sul, Guaraci, Jaguapitã, Cornélio Procópio e Cambé, todas no Paraná. Segundo o Pr. José Soares da Rocha, da 1ª IPR de Londrina. Sotério sofreu um AVC, mais ou menos nove anos atrás. Não podia mais viajar e realizar suas atividades. Era membro da referida Igreja, desde
2001.
Morreu lúcido, em sua residência, segurando a mão da esposa. Era um leitor assíduo e havia lido a Bíblia dezenas de vezes.

Que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim (Sl 48.14)

Pr. João Lima Peixoto

O Pastor Jubilado João Lima Peixoto, 66 anos, cumpriu a sua missão, até o dia 9 de dezembro, quando faleceu, vítima de infarto, em Bauru, SP, onde estava internado há dias. Em 1997, Peixoto escapou por um triz depois de sofrer um infarto fulminante. Deixa a esposa, irmã Terezinha Oliveira Peixoto, casados há 42 anos, dois filhos e quatro netos. No dia 10/02/90, foi recebido como Pastor, por jurisdição, na IPRB, pelo Presbitério de Campinas.
Peixoto prestou um grande serviço à IPRB, sendo um guerreiro na causa do nosso Mestre.
João Lima foi para o Presbitério de Bauru e, em 1997, fora nomeado interventor, pelo ex-presidente da IPRB, Pr. Dr. Jamil Josepetti (in memoriam), para pastorear a 1ª IPR de Lençóis Paulista, SP, que enfrentava sérios problemas. Foi presidente deste Presbitério e, atualmente, residia em Duartina, SP, onde foi sepultado, após cerimônia presidida pelo Pr. Benedito Vieira, presidente do P-Bauru.
Apesar de sua deficiência física, devido a um acidente de descarga elétrica de 22 mil volts, quando tinha quatro anos e sete meses, foi sempre determinado em suas atividades em geral. Era conferencista, professor e um profundo conhecedor da Bíblia Sagrada, principalmente na área de Escatologia. Escreveu muitos artigos e lições da Revista de EBD e livro sobre o Discipulado. Deixou um legado muito grande para a Igreja do Senhor.

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor (Rm 14.8)

Pr. José Gimenes Alves

José Gimenes Alves, 83 anos, conhecido por todos como Pr. Gimenes foi mais uma vítima ceifada pela Covid-19, na madrugada do dia 28
de novembro deste, em Curitiba, PR. Sua esposa, irmã Juventina Ribas Alves. 79 anos, casados há 62 anos, faleceu uma semana depois, na madrugada de 7 de dezembro, da mesma doença. Gimenes foi recebido como evangelista na IPRB, em 1989, pelo extinto Presbitério de Curitiba.
Atualmente, estava filiado ao Presbitério Sul-Paranaense e era um dos pioneiros da IPR em Curitiba e região. A 5ª IPR do Boqueirão, por exemplo, teve início em sua casa. Sua participação no Presbitério como líder foi sempre efetiva, especialmente como tesoureiro presbiterial. Deixaram 6 filhos, entre eles a Soraia, esposa do Pr. Marcos Pereira, do Presbitério de Maringá, 19 netos, 12 bisnetos e já eram tataravós.

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11.25, 26)

Pr. Natã Alves Pereira

Um infarto fulminante tirou a vida do Pr. Natã Alves Pereira, quando pregava no templo, dia 11/10/2020, em Peabiru, PR. Recebido como Pastor Auxiliar na IPRB, no dia 9/12/2000, pelo Presbitério de Cianorte, pastoreava desde, então, a IPR desta cidade. Deixa a esposa, irmã Vânia Soares Pereira, casados há 37 anos, dois filhos e três netos. Seu filho mais novo, Lucas Augusto Alves Pereira, Presbítero e o braço direito do pai, teve sua consagração homologada, pela Diretoria Administrativa da IPRB, que a convite do Conselho assumiu o pastoreio da referida Igreja.
Natã Alves, 62 anos, era o filho caçula de 11 irmãos de uma família mineira, de Piumhi, MG. Seus pais, Ataualpa Alves Pereira (1908) e
Maria Paula Pereira, eram filhos de Presbiterianos. Ou seja, Malvina Alves Ferreira, mãe de seu Ataulpa, era muita católica e se converteu ao Evangelho no final do Século XIX (ano de 1800). Seu esposo, Lucas Alves Pereira, ambos descendentes de Israelitas, teve uma experiência real com Jesus um pouco mais tarde.
No ano 1948, quando o Paraná recebia muitas famílias de outros estados, seus pais vieram morar em Campo Mourão, PR, onde ele nasceu, em 1958. Seus irmãos, Cornélio Alves, Josias Alves, João Rezende e Paulo Alves são Presbíteros envolvidos e comprometidos com a obra do Senhor, além de suas irmãs Valda Pereira Guerreiro e Vanda Pereira Godoy.

“O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.” (Salmos 9:9)

Pr. João Batista Negrini

Capixaba, da cidade de Pancas, ES, João Batista Negrini, 68 anos, casado com Júlia Rocha Negrini, há 48 anos, com quem não tinha filhos, morreu, no dia 28/09/2020, em Toledo, PR, vítima de AVC.
Fora recebido na IPRB, pelo Presbitério Oeste do Brasil, como Pastor, em 12/12/89, oriundo da Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Madureira. Estava filiado ao Presbitério Oeste do Paraná (PROPAR) e pastoreava a IPR de Toledo, desde 2017.
Segundo o Pr. Marcos Antônio C. Zengo, da 1ª IPR de Cascavel, 1º Secretário da IPRB, “o Pr. João Batista Negrini deixa um estimável legado à igreja. Foi um grande amigo e fiel companheiro, exemplo de sinceridade, companheirismo, lealdade, firmeza em suas convicções e de um amor incondicional ao Reino”.

“Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo” (Salmos 119:76)

Pr. Sebastião Pedro de Souza

Sebastião Pedro de Souza, 66 anos, casado com Justina Venuti de Souza, 62 anos, partiu para estar com o Senhor, no dia 05/09/2020, em Cáceres, MT, onde estava internado, tendo como causa de sua morte choque cardiogênico/ insuficiência cardíaca. Era Pastor da IPRB, recebido pelo Presbitério Oeste do Brasil, em 14/12/2011, vindo do Presbiterato. Atualmente, era obreiro na IPR de Caramujo, MT, do presbitério Oeste Mato-grossense, onde se converteu a Jesus. Ocupava, atualmente, o cargo de 1° tesoureiro deste Órgão.
Além da esposa, com quem estava casado há 44 anos, deixa quatro filhos, Marlene, Jucilene, Luciene e Sirlei, sete netos, Tiago, Josilene, André, Lucas, Ariel, Daniel e Kaique, e uma bisneta, chamada Maíra. Para o Presbitério Oeste Mato-Grossense, a Igreja perdeu um homem valoroso e um grande herói Presbiteriano Renovado.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois as primeiras coisas são passadas”, (Apocalipse 21: 4).

Pr. Geraldo Gomes da Costa

Na tarde do dia 25/08/2020, vítima de uma infecção hospitalar, segundo informações da família, partiu para a glória o Pastor Jubilado Geraldo Gomes da Costa, 80 anos, pertencente ao Presbitério de São Paulo (P-SP). Recebido por este Órgão como Evangelista na IPRB, no dia 03/12/1988, exerceu seu ministério por longos anos à frente da IPR do Jardim Maristela e fez parte da Diretoria do referido Presbitério por diversos mandatos.
Conforme dados em seu prontuário de número 571, é oriundo da Igreja Presbiteriana Independente. Geraldo Gomes deixa a esposa, irmã Maria Irene da Costa, também de 80 anos, casados há quase 54 anos, dois filhos, seis netos e um bisneto. Para o Pr. Claudemir de Almeida, presidente do P-SP, sua partida deixa o exemplo de um homem íntegro, firme nos princípios bíblicos e de um testemunho irreparável e recomendável.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai” Jo 10:27-29

Pr. José Mascarenhas de Cerqueira

José Mascarenhas de Cerqueira, 61 anos, mais conhecido por todos como Pr. Mascarenhas, faleceu no dia 22/08/2020, em Canavieiras, BA, onde residiam, no Sul da Bahia.
Enfermo há tempo e, ultimamente, hospitalizado, conforme palavras de sua esposa, irmã Ester Nogueira de Cerqueira, com quem era casado há 40 anos e não tinham filhos, a causa de sua morte foram as fortes complicações causadas pela Covid-19.
Ester era evangélica quando o conheceu, mas ele se converteu ao Evangelho em 1977. Em 1984, vieram para Salvador, BA, onde frequentaram a IPR de Sete de Abril, pastoreada pelo Pr. Alvino Reis dos Santos. Fez o Curso de Teologia, pela ESTADB, sendo recebido como Pastor Auxiliar, em 10/12/1994, pelo Presbitério da Bahia (PRBA). Pastorearam as IPRs de Camacan, por duas vezes, Feira de Santana, Itabuna, Buerrarema e Canavieiras, desde 2016, pelo Presbitério Sul da Bahia. Era, também, formado em Ciências Contábeis.

“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Co 15:54-57

Edson Pinheiro Gonçalves

Edson Pinheiro Gonçalves, 60 anos, é um dos inúmeros obreiros que ingressaram no ministério, pelo presbiterato, em resposta ao chamado divino. Assim como o Pr. Sebastião Ferreira Ramos, morreu de insuficiência respiratória causada pela Covid-19, no dia 6/8/2020. Edson foi recebido na IPRB, no dia 9/1/2004, como Pastor Auxiliar, pelo Presbitério de Governador Valadares.
Segundo o Pr. Edes Guimarães, ainda jovem, decidiu-se ao lado de Jesus, tendo dedicado sua vida ao ministério. Eleito Presbítero por alguns mandatos e, depois, consagrado pastoreou a IPR de Vila Velha, ES, por 7 anos. No início de 2020 assumiu a Congregação em São Félix de Minas. Com Mary Macedo Gonçalves, sua esposa, casados há 34 anos, teve três filhos, Libna, André e Calebe.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21: 3-4).   

Wesio de Araujo

Wésio de Araújo, 45 anos, faleceu no dia 26/07/2020, vítima de afogamento. O acidente de sua morte se deu por ocasião do período de suas férias. De uma família tradicionalmente católica, converteu-se ao Evangelho, em 2008, e ingressou no ministério, como Pastor Auxiliar da IPRB, em 15/12/15, pelo Presbitério Centro-Oeste (P-CO).
Era um dos Pastores da II IPR de Jussara, GO, que servia e administrava o Centro de Recuperação Ágape desta igreja.
Apaixonado pelo trabalho de recuperação de pessoas com dependência química, era intensa e liberal a sua dedicação na obra do Senhor, visto como um jovem pastor sempre pronto para servir. Araújo era portador do Curso de Bacharel em Teologia, pelo Polo do SPR-BC, em Jussara, e havia feito outro Curso de Teologia, pela FAERP. Deixa a esposa, Maria de Lurdes Lima Araújo, 44 anos, casados há 24 anos, e um filho, Wésio de Araújo Filho, de 15 anos.

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade” (Salmos 46:1).   

Sebastião Ferreira Ramos

Pr. Sebastião era um paizão, conselheiro e homem zeloso pelos princípios da Palavra de Deus. Faleceu, na madrugada do dia 2/07/20, em Governador Valadares, MG, vítima de insuficiência respiratória causada, pela Covid-19, aos 81 anos.
Era considerado como um dos pastores mais antigos do Presbitério de Governador Valadares (PRESGOVAL). Seu sepultamento ocorreu, de conformidade às restrições impostas pelos Órgãos de saúde.
Ele foi recebido na IPRB, como evangelista, no dia 13/01/1 979, pelo PRESGOVAL. Trata-se de um obreiro exemplar, de muito respeito e de uma lealdade e perseverança admirável nos dogmas bíblicos. Foi pastor nessa região mineira por longos anos e, atualmente, estava pastor da 11ª IPR-GV, por mais de 20 anos. Só parou de pastorear quando já estava vencido pela doença.
Ele deixou com muitas saudades os seus grandes admiradores e discípulos (as), ou seja, sua esposa, a irmã Maria de Lourdes Ferreira Ramos, casados há 51 anos, seus seis filhos, 22 netos, seis bisnetos e centenas de pessoas/membros por ele batizados.

“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8: 38-39).   

Joel Rodrigues dos Santos

Joel Rodrigues dos Santos, 61 anos, homem simples e muito comprometido com a obra de Deus, foi recolhido pelo Senhor, no dia 11/06/2020, em, Manaus, AM, vítima de choque séptico covid. Sua morte aconteceu, praticamente, seis meses depois da morte de seu filho, Ewerton Nascimento dos Santos, que faleceu, no dia 25 de janeiro deste, de acidente doméstico.
Joel foi sepultado na cidade de Iranduba, AM, onde pastoreava a IPR Local.
Fora recebido na IPRB, como Pastor Auxiliar, pelo Presbitério de Porto Velho, no dia 13/12/2008. Segundo os seus colegas mais próximos de ministério era um exemplo de companheirismo, lealdade e perseverança em suas tarefas e compromissos. Joel deixa a esposa, irmã Maria Raimunda Nascimento da Silva Santos, três filhos e seis netos.

“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8: 38-39).   

Francis Farias da Silva

Homem de temperamento decidido e de palavra, era Francis Farias da Silva, 77 anos, pastor do prontuário de número 230, dos quase 1500 pastores da IPRB.
Partiu como herói da fé no dia 11/05/2020, vítima de um infarto. Sua folha de trabalho na IPRB é vasta, tendo ingressado na Denominação, pelo Presbitério do Brasil (PBC), como Aspirante, categoria regimental da época, em 10/01/1980. Com o desmembramento do PBC e a criação do Presbitério de Goiânia, em 1997, ficou filiado por muitos anos a este Órgão, onde pastoreou algumas igrejas. Exerceu cargos na Diretoria Presbiterial destes dois Presbitérios, mas, atualmente, estava filiado ao Presbitério Centro-Oeste (P-CO). Deixa sete filhos e alguns netos.
Francis teve atuação em diversas decisões presbiteriais. Foi professor da FATAD, em Brasília-DF, presidente Regional da Sociedade Bíblica do Brasil e dos Gideões Internacionais. Pastoreou e fundou diversas igrejas e congregações e atuou como interventor em algumas delas. “Fui, vi e abominei” foi uma frase proferida pelo Pr. Francis, em defesa à sua fé, em resposta a certo evento interdenominacional que havia participado.

 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 3 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”, (1 Jo 5: 11-13).

MORRE PR. FRANCIS FARIAS DO P-CO

Pr. Francis Farias da Silva faleceu aos 77 anos, vítima de infarto, após se submeter a uma cirurgia cardíaca, em 11/05/2020. Deixou esposa e 7 filhos, bem como um legado de serviços prestados a IPRB. De um temperamento forte e uma palavra firme em suas convicções e alegações. Teve atuação preponderante em inúmeras decisões nos Presbitérios e na IPRB.

Era atuante e preocupado com o crescimento da igreja. Foi, também, professor da FATAD (Faculdade das Assembleias de Deus) em Brasília-DF; presidente Regional da Sociedade Bíblica do Brasil; Gideão Internacional; presidente do Presbitério Brasil Central; vice-presidente e secretario do Presbitério de Goiânia.

Além disso, participou como relator de diversas comissões dos presbitérios que foi membro, bem como da Assembleia Geral e da Diretoria Administrativa da IPRB. Pastoreou e fundou diversas igrejas e congregações e, também, foi interventor em várias delas. Deixou recentemente o pastoreio como Pastor Titular para auxiliar outro pastor.

Deixamos registrado o nosso profundo sentimento de perda, sabendo com clareza que sua carreira foi cumprida. Para nós, com muita saudade, ficam as lembranças e o aprendizado do legado deixado por ele, que viveu e não deixou de pregar o evangelho da fé com dedicação e esmero.

Pr. Welington Fernandes de Lima
Presidente do P-CO

Ewerton Nascimento dos Santos

Ewerton Nascimento dos Santos, 35 anos, faleceu no dia 25/1/2020, em Manaus, AM. Sua morte foi consequência de um drástico acidente doméstico, ao cair de uma escada, que lhe causou traumatismo craniano. Submeteu-se a uma cirurgia muito séria e passou por vários procedimentos médicos, mas devido a diversas complicações veio a óbito.
Ewerton deixa a esposa, 31 anos, Elienay do Nascimento dos Santos, casados há 13 anos, e um filho, de 12 anos. Ele era filho de Joel Rodrigues dos Santos, pastor da IPR, em Iranduba, Manaus, que morreu meses depois. Este jovem pastor foi recebido na IPRB, pelo Presbitério de Porto Velho, em 29/11/2014, e pastoreava a IPR, no Jardim São José, em Manaus

“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8: 38-39).   

Fabio Borges Roberto

Vítimas de uma catástrofe ambiental (deslizamento), o Pr. Fábio Borges Barreto, 32 anos, sua esposa, Priscila de Almeida Moreira Borges, 28 anos, casados há nove anos, e a filhinha Gabriela, de apenas um ano e cinco meses, morreram soterrados, devido as fortes chuvas, no dia 24/01/20, por volta das 20 horas, em sua própria casa, em Betim, MG, cidade metropolitana da Grande BH.
Fábio e Priscila renunciaram tudo pela fé, a fim de servirem ao Senhor. O casal ainda deixou uma filha, Isabela, de 5 anos, que não estava presente no momento deste terrível desastre. Fábio foi recebido como Pastor Auxiliar na IPRB, pelo Presbitério de Contagem, em dezembro de 2019. Era filho do Pr. Belarmino Roberto Filho e Maria Luzia Borges Roberto, da IPR da Vila Cristina, Betim, MG.

Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram”, 1 Ts 4: 13 e 14