Pesquisar
Close this search box.

Breve Histórico da IPRB

iprb-foto-historica

Origem

Em Assembleia realizada em Maringá, de 8 a 12 de janeiro de 1975, da qual participaram cerca de 300 representantes, deu-se finalmente a união entre os dois ramos de avivamento de origem presbiteriana, IPIR e ICP (Presbitério de Cianorte e Brasil Central), nascendo a IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA, com 8.335 membros, 59 pastores, 29 evangelistas, 84 igrejas, 94 congregações e mais de 12 mil alunos na Escola Bíblica Dominical. (Jornal nº 01 – Fevereiro de 1975).

Os 8 primeiros Presbitérios

Assis: abrangendo o interior do Estado de São Paulo e o Estado de Mato Grosso Pr. Manoel Messias Pereira.
Brasil Central: abrangendo o Distrito Federal e o Estado de Goiás – Pr. Sebastião Rodrigues dos Santos.
Campo Mourão: abrangendo as igrejas do leste paranaense – Pr. Lauro Celso de Souza.
Cianorte: abrangendo as cidades do Oeste do Paraná – Pr. Leopoldo Pereira da Mota.
Grande São Paulo: abrangendo as igrejas da capital, das cidades próximas a São Paulo e Rio de Janeiro.
Maringá: abrangendo o centro, norte e sul do Paraná e o estado de Santa Catarina – Pr. Nilton Tuller.
Minas Gerais: abrangendo o Estado de Minas Gerais.
Nordeste: abrangendo as igrejas situadas em Pernambuco e Paraíba – Pr. Otoniel Antônio de Souza Filho.

feche-pessoas-de-maos-dadas

Avivamento

Avivamento é renovação. Renovação por dentro. Renovação por fora. Despertamento. Todos querem ser renovados. É uma necessidade. Renovação faz parte da vida. A natureza muda. As estações mudam. Água doce e salgada muda. Arvores e animais mudam. O homem muda o meio ambiente. O próprio homem muda. A vida exige mudança. O passado ficou. O presente é. O futuro virá. É a mudança. Quantas vezes total e completa.

Avivamento espiritual. Renovação na vida religiosa. Fala à alma, ao espírito. É vontade de Deus ao homem, Sua imagem. É benção de Deus derramada no coração do homem. É despertamento religioso muito profundo. Atinge o coração, a alma, a personalidade toda. É a entrada do Espírito Santo no interior do homem, dominando-o inteiramente.

O avivamento chegou. Com ele a bênção. Exige um preço. Ele entra e o pecado sai. Nele estão a coragem, a firmeza, a fé, o arrependimento, o abandono de pecados, a santificação, a pureza e o propósito de só amar a Deus. Começa com a Palavra de Deus. Apoia-se na Palavra de Deus. Inspira-se na Palavra de Deus. Alimenta-se da Palavra de Deus.

É o resultado de orações, jejuns, vigílias, humilhação e estudo da Palavra de Deus. Este avivamento inflama os corações com um PODER tal que a vida se torna uma chama nas mãos de Deus. É vida nova com o Senhor. É separação do mundo. Avivamento é pentecostes. É o derramamento da chama do céu. Avivamento real e de PODER liga-se intimamente ao pentecostes. Com ele a VIRTUDE dos céus envolveu os homens da igreja primitiva que abalou o mundo dos seus dias.

Era o PODER DO ESPÍRITO SANTO nas vidas resgatadas pelo sangue do Cordeiro de Deus. O Pecador renovado é um cristão sobrenatural. Passou por uma experiência sobrenatural. É um pentecostes. É muito mais do que cantar corinhos, do que orar, do que visitar, do que ser membro de uma igreja local. É Deus no centro da vida. É estar cheio de Deus. O avivamento está ao nosso alcance. Deus continua entre nós.

Ele quer derramar do seu Espírito. Se não vem é porque a confiança está ainda depositada nos planos humanos. O importante é colocar tudo no altar até que a promessa venha. O cristão deve viver tão alto que não precise do mundo. Há igrejas que precise do mundo. Há igrejas que precisam de novos pastores para os púlpitos. E há bancos que precisam de novos auditórios. Deus incendiou a igreja de Jerusalém. O povo da cidade presenciou o fogo que ardia. Milhares foram salvos.

Avivamento é chama no púlpito e nos bancos da Igreja, isto é, nos ouvintes. Avivamento é uma comunidade embebida de Deus. É vida santificada. Avivamento é o único plano de Deus para incendiar o mundo. Avivamento é PODER. Poder para evangelizar. Poder para salvar as almas. Outro dia falarei sobre os Dons Espirituais no avivamento. Eles são a ferramenta para o desenvolvimento do trabalho. Busque este avivamento e tenha poder. Amém.

(Pr. Abel Amaral Camargo – Jornal Aleluia nº 03, Junho de 1975)

NORMAS E RESOLUÇÕES